Sunday 2 December 2007

PORTUGUESE FOR FOREIGNERS

My experience in teaching Portuguese is basically zero. But, for the first time, I had a chance to prepare a lesson for beginners in Portuguese for a ten-minute presentation. Of course, I did some research on the Internet, and I also went to the library to check the material available in the area. Very interesting! I found quite a lot. In fact, nothing that made my eyes shine. I see, the approaches are basically based on translation, especially for beginners, and, some of them are very difficult, because they are based on the previous knowledge of the language, which meant to be Portuguese for Hispanic. So, I have decided for something new and based on my background knowledge in ESOL, I prepared the lesson. UNIDADE 1 1-Texto Oi, meu nome e’ Suzel, tenho 46 anos e sou Brasileira. Meu apelido e’ Su. 2-Exercicio Oi, meu nome e’___________________, tenho______anos, e sou_________________. Meu apelido e’___________________. 3-Cumprimentos a) na chegada b) na partida Oi. Tchau! Bom-dia! Divirta-se! Boa-tarde! Boa sorte! Boa-noite! Bom Descanco! Tudo bem? Vai com Deus! Como vai? 4-Dialogo __ Bom-dia. __ Como esta o senhor? __ Eu estou bem, obrigado. __ Boa-tarde. __ Como esta a senhora? __ Eu estou bem, obrigada. __ Boa-noite. __ Como esta voce? __ Eu estou bem obrigado. __ Boa-noite. __ Como esta? __ Tudo bem. 5-Origem Pais Nacionalidade Brasil Brasileiro/Brasileira Inglaterra Ingles/Inglesa Escocia Escoses/Escocesa Portugal Portugues/Portuguesa Espanha Espanhol/Espanhola Franca Frances/Francesa PLANO DE AULA Objetivos Saber se apresentar, usando os varios cumprimentos de “chegada” e de “partida”. Contexto Se apresentando, cumprimentando e se despedindo de um brasileiro em diferentes partes do dia. Metodologia A unidade 1 impressa e distribuida ao(s) participante(s) e com a instrucao do tutor e feita leitura e pratica dos exercicios e dialogos. 1-Texto: fazer uma leitura em voz alta e em seguida o grupo repete para fixar a pronuncia. 2- Exercicio: cada participante se apresenta e em seguida pratica o dialogo com os outros colegas de sala. 3- Cumprimentos: o instrutor deve ilustrar atraves de gestos e figuras os cumprimentos para que os participantes compreendam e entao possam pratica-los. 4- Dialogo: usando os varios cumprimentos de “chegada” e “partida” do item3, praticam o dialogo com todos os participantes. 5- Origem: o participante deve usar o quado para completar o exercicio 2. Caso o seu pais de origem nao esteja na lista, o mesmo deve ser acrescentado pelo instrutor. Conclusao Ao final da aula, o participante deve ser capaz de se apresentar em diferentes partes do dia, dizendo o seu nome, idade, apelido (se houver), e se despedir. Tempo: 45 minutos

No comments: